Coisas possivelmente interessantes

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Setúbal, já ouviram falar?

 
A belíssima Praça do Bocage.
 
O colorido porto de Setúbal :)
 
O movimentado túnel do Quebedo.
 
O nosso lindo estádio!
 
A nossa pista de atletismo em excelentes condições!
 
Excelentes nadadoras no Rio Sado, no Setúbal Bay.
 
Vitória Futebol Clube :)
 
A nossa baía linda, uma das mais lindas do mundo!

Agora, depois de ter mostrado algumas das coisas lindas da minha cidade, vou reclamar.
Vivo numa cidade altamente cultural e desportiva, e quem é que sabe disso? Quem ouve falar de Setúbal por causa destes assuntos? NINGUÉM!
Quem é que sabe que todos os anos vêm cá atletas olímpicos internacionais participar no Setúbal Bay?
Melhor, quem sabe o que é o Setúbal Bay?
Ninguém...
Quem sabe que os Nacionais do Desporto Escolar de 2009 foram cá?
Quem sabe que os Nacionais do Atletismo (DE) de 2010 foram cá?
Quem já ouviu falar da Travessia do Sado, ou da Baía do Sado a Nado?
Quem já ouviu falar dos Jogos do Sado no geral?
E quem é que soube da maior sardinhada do mundo (que foi mesmo para o Guiness)?
Ninguém...
Só quem cá vive e ouve por acaso essas informações, ou vê por acaso um cartaz a publicitar isso.


O fim de semana passado foram cá os Regionais de Natação e eu só soube disso porque um dos nadadores do Sporting me avisou... Se não eu não sabia...
Porque carga de água não se publicitam essas coisas?
Porque carga de água temos de nos esconder à sombra de Lisboa?
Não me interpretem mal... Eu adoro Lisboa, mas acho que cada cidade devia ser valorizada pelo que tem de positivo.
Sinceramente só se ouve falar de Setúbal quando há um tiroteio na Bela Vista, ou um assalto a uma ourivesaria, ou alguma manifestação numa escola, ou pais a reclamar por causa do novo dicionário ter asneiras, ou pela crise que há no Vitória... Ah, ou então só conhecem Setúbal pelo Mourinho.


Temos tantas coisas excelentes nesta cidade, excelentes desportistas, excelentes artistas, actores, cantores...
Provavelmente sabem quem são, mas sabem que são de Setúbal? Não.
"Ah e tal é de Setúbal? Não sabia... Pensava que era de Lisboa."
Fogo! Mais um bocado os habitantes do nosso país vão olhar para Setúbal como os americanos olham para Portugal "ah Portugal é uma província de Espanha"; neste caso deve ser "ah Setúbal é um anexo de Lisboa...".


Sara Prata (MCA), Gerson Santos (Ídolos), Joana Barradas (MCA),  Susana Jordão (MCA, disseram-me que é de cá), Kelly Nakamura (Achas que Sabes Dançar)... entre muitos outros, são artistas de cá, pessoas que têm talento e que talvez ninguém sabe de onde são...
E quem é que conhece os More Than a Thousand?
E quem é que sabe que eles são de cá?
Nem eu sabia...
Já o Mourinho... Toda a gente sabe quem é, e sabem que é de Setúbal... Futebol... O país hoje em dia resume-se ao futebol e à política. É triste, mas não há nada a fazer...


Já que ninguém informa nada, eu vou começar a publicitar aqui actividades que ocorram em Setúbal, com ou sem artistas de cá.
Vou apenas promover a minha cidade linda. :)


2 comentários:

  1. A minha segunda cidade..IPS X)

    ResponderEliminar
  2. sisi esqueceste-te de mencionar que os Hands on Approach são cá de Setúbal pah!

    ResponderEliminar

diz o que vem à mente :) com honestidade e respeito ♥