Coisas possivelmente interessantes

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

# 11 Carta para uma pessoa falecida com a qual gostavas de falar

Esta carta tinha sido inicialmente escrita para todos os meus bisavós que faleceram quando eu era pequena, e para a minha terceira avó, a avó das minhas primas, mas hoje bateu-me forte que nos deixou uma grande pessoa, uma grande amigo, há quase um ano.

João Pedro Paquete,
Conheci-te em Maio de 2009, nos Nacionais do Desporto Escolar. Eu fui guia das equipas de Albufeira, de Elvas e Vila Real; e a tua equipa (Torres Novas) ficou com as minhas fofinhas Ana Rita e Marlene, mas estávamos sempre juntos.
Tornaste-te meu amigo no momento em que me perguntaste se estava tudo bem e me fizeste rir, porque eu estava a chorar. Mal me conhecias e preocupaste-te comigo. Foste um verdadeiro amigo e eu juro que foi nesse momento que te tornei imortal na minha cabeça. Ficámos 3 dias juntos, para muitos pode ser pouco, mas para mim foram os melhores 3 dias da minha vida. Por mim não tinham acabado, em sonhos ainda vagueio nos corredores daquela escola a caminho da vossa sala para vos ver fazer disparates :)
Fiquei com o teu número de telemóvel e ainda falámos algumas vezes, era o final do teu 11º ano então tinhas de te aplicar e tinhas de estudar para os exames, então fomos deixando de falar, mas NUNCA me esqueci de ti.
Houve uma altura em 2010 que ouvi dizer que um rapaz tinha morrido num jogo, detestei ouvir isso, fiquei triste. Fogo, partilhávamos os mesmos interesses. Caramba, como é que alguém pode morrer a fazer o que mais gosta?
Passado algum tempo a minha m.a.p ligou-me a dizer "lembras-te do Paquete? do D.E?" "sim, porquê?" "foi ele que morreu." Nesse momento morreu uma parte de mim, não consegui chorar, não consegui pensar, só perguntava "o quê!?". Passei imenso tempo a pensar que não podia ser, não podia, pura e simplesmente não podia. Caramba, um dos melhores rapazes que eu alguma vez conheci tinha morrido assim!? Não podia ser.
Passou algum tempo, nunca me mentalizei disso, vou-me sempre lembrando que já não estás connosco, mas nunca tive a certeza disso. Mas hoje, a um mês do dia que nos deixaste, caiu-me tudo aos pés. Acordei para a vida e vi que já não estavas connosco. Foi triste. Hoje chorei, chorei baba e ranho, chorei a tua perda, chorei como se não houvesse amanhã. Mas ainda não acredito, não posso acreditar. Como é que isto pôde acontecer? Se tu, que eras tu, foste, o que restará para nós? Paquete não imaginas o quanto custou no Compal ver o Rosa e o Ratatau e tu não estares lá! Mas nessa altura ainda não estava mentalizada, agora estou e sinto que ainda vou sofrer muito.
Paquete eu tenho saudades tuas, TANTAS! Sinto-me tão mal por termos deixado de falar, sinto que te devia ter agradecido por teres sido tão bom para mim. Sinto-me mal.
João Pedro Paquete espero que estejas no melhor sítio de sempre, a jogar basket e a olhar cá para baixo para os teus amigos, fazes tanta falta, eras a alma da festa, e só passei 3 dias contigo, se tivesse mais acho que tinha morrido contigo, se em 3 dias foste o que foste para mim, imagino em muitos anos de amizade. Não imagino o que a tua irmã e os teus amigos mais próximos estão a sentir. Só sei o que eles escreveram e eu li, e derramei tantas lágrimas.
Sei que se estivesses aqui dirias para não chorarmos, mas não dá.
Paquete, obrigada por teres sido quem foste, por teres tocado a vida de tanta gente, sempre de maneira tão positiva.
Descansa em paz, e quando eu for para o céu ter contigo espero que tenhas aí o melhor campo de basket possível! :')
Adoro-te, muito e para sempre.


(Paquete em baixo, de óculos de sol com o Prémio de 3º lugar na mão)

3 comentários:

  1. Penso constantemente porque é que nos deixaste assim, tão cedo! Sempre ouvi dizer que a vida é injusta, mas nunca pensei que fosse assim!
    Sinto tanto a tua falta avó! Sinto falta de te ver e de sentir. Sinto falta da tua voz e do teu sorriso. Sinto falta de cuidar de ti! Sinto falta de chegar a casa e ouvir-te chamar-me! Sinto falta da tua preocupação para comigo, para connosco! Sinto falta de TUDO em ti avó!
    É raro o dia em que eu não pense em ti. Penso sempre naquele terrível dia.. 27 de Setembro de 2010, em que nos deixaste assim derrepente. O que me custa mais foi o não poder despedir-me de ti.
    Arrependo-me tanto de tanta coisa! DESCULPA!
    Só sei que choro tanto cada vez que me recordo de tudo.
    Não acreditei quando soube, não acreditei na capela quando te vi tapada com um pano branco.. enquanto todos choravam, eu, que era a tua neta, não estava tão mal como muitos, sabes bem porquê avó. Sabes bem que nunca aceitei, nunca acreditei, nunca quis ver a verdade e a realidade, não quis sequer pensar que nunca mais te ia ver na minha vida. Continuo a não querer ver! Continuo a não aceitar! Continuo sempre, na esperança de acordar um dia e tudo tenha voltado atrás! Quero que o tempo volte atrás avó. Quero abraçar-te, dar-te carinho e mimos. Quero ser a neta perfeita que não fui e redimir muitos erros que fiz. Quero outra oportunidade avó.
    Lembro-me constantemente de quando te ia ver ao Otão e sentia sempre que algo de mau se aproximava. Lembro-me de entrar no teu quarto, olhar para a cama e estares a dormir serena.. Lembro-me quando fomos os 4 ver-te e mandaste a Luana e o pai recambiados para baixo porque não paravas de perguntar por mim, querias ver-me! Quando cheguei ao quarto espandiste luz! Aqele sorriso foi unico e nunca o irei esquecer.
    Assisti a tanto avó, assisti a tanto sofrimento teu.. O pior foi ouvir e ver o teu sofrimento no dia em que te levaram p/ o hospital quando partiste a perna. A tua cara era de tanta dor.. Ficaste lá e sei que imediatamente pensaste que tinhas ficado porque irias partir em breve, mas quando passado 1 mês voltaste para casa ficaste tão feliz, tão feliz de estares novamente entre os teus, de estares novamente com a tua familia e com aqeles que mais amavas, via-se bem: ESTAVAS FELIZ! Mas tinha de haver uma maldita de uma consulta no dia 27-Setembro-2010. Porque é que tinhas de partir daquela maneira? Os pais já me contaram o que se passou nesse dia e avó, custa-me tanto sequer pensado no que se passou.. Não quero sequer imaginar que sofreste. Isso não pode ter acontecido! Só pedias á mãe que te ajudasse estando bombeiros cá em casa, mas hj sabes que ela não te poderia ter ajudado. Ela estava tão mal, sentiasse tão impotente por não poder fazer nada. E depois.. quando os senhores do inem chegaram e deram a noticia, á mãe caiu-lhe tudo aos pés. NÃO PODIAS TER PARTIDO ! Ninguém estava á espera.. niguém queria acreditar.
    Sabes bem que te AMAMOS, e que sentimos tanto, mas tanto a tua falta. Eu sei que não nos deixas, já nos destes demasiados sinais. Só me resta dizer-te que foste e sempre serás a melhor pessoa que conhecia: uma mulher lutadora e feliz. Espero que estejas bem aí. Alguém que te consegue ver, já me disse que sim que estás bem e acima de tudo feliz. Eu acho que também o sei.. aqele sonho que tive foi demasiado real, sei que foi uma mensagem, é impossivel nao ter sido. Estavas linda e feliz, e erradiavas uma luz explendida, tinhas um sorriso na cara como á muito anos não o via em ti, e aquilo que me disseste.. isso nunca mais me irei esquecer acredita. Vou tentar fazer aquilo que me disseste embora saibas que é demasiado dificil. Passados estes 5 meses continuo sem querer acreditar. Aqela imagem contigo no caixão não me sai da cabeça, embora a tua expressão fosse de paz e descanso..
    Avó.. quando morrer quero que estejas lá á minha espera, e que assim possamos conversar tudo aquilo que ficou por dizer..

    Nunca me deixes.

    AMO-TE! ♥

    Lara Coelho

    ResponderEliminar
  2. não conhecia o joão, nem conheço sequer ninguém que o conheça.
    ontem estava na minha pagina do palco principal e encontrei uma rapaz lá.. ele tinha uma musica intitulada "RIP Joao Paquete"
    a música tocou-me e fui há procura do que tinha acontecido a este rapaz.
    encontrei no facebook a página de apoio a joao paquete e vi quase todas as mensagens que lá postaram, e são tantas...
    a história tocou-me muito mesmo, e confesso que até me cairam as lágrimas ao ver posts da sua mãe e da sua irmã.
    gostaria apenas de saber, qual foi a causa de morte deste rapaz... :/
    será q alguem me consegue explicar o que aconteceu? :s
    bjs.
    mariana.

    ResponderEliminar

diz o que vem à mente :) com honestidade e respeito ♥